A Prefeitura de Campo Belo está obtendo resultados tangíveis de seus investimentos em tecnologia e na automação de seus processos internos. A gestão pública municipal se modernizou, o que vai gerar uma economia de R$ 235 mil em 2026 para os cofres públicos, só com a diminuição da impressão de documentos. O dinheiro economizado poderá ser reaproveitado em áreas prioritárias, o que vai reforçar os serviços à população.
O principal sinal dessa eficiência é a enorme redução do número de cópias. Em 2024, a gestão municipal imprimiu cerca de 1,2 milhão de cópias. No ano seguinte, em 2025, esse total foi reduzido para 899.656, ou seja, uma diminuição de quase 25%. A digitalização visa à otimização de recursos e à modernização da gestão pública. Essa diminuição se deve, em grande parte, à implementação de sistemas de gestão eletrônica de documentos, ao uso de assinaturas digitais e à digitalização dos processos internos.
Além da expressiva redução de custos, que inclui gastos com papel, toner e manutenção de máquinas, a automação também trouxe outros ganhos importantes para a administração. A digitalização dos processos trouxe mais transparência e rastreabilidade, permitindo um controle melhor sobre como os documentos estão sendo tramitados. Isso resultou em um atendimento às solicitações do público que se tornou mais ágil e rápido.
Essa iniciativa mostra que a gestão está comprometida com uma administração mais moderna, eficiente e sustentável. Ao diminuir o uso de papel e tornar os processos mais eficientes, a Prefeitura de Campo Belo economiza dinheiro público e ainda melhora a qualidade e a agilidade no atendimento ao cidadão.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Campo Belo
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
