No último sábado, dia 4 de abril, a Praça Padre Aldo Magalhães foi palco de uma importante conquista para a comunidade de Durandé. A Administração 2025/2028 realizou a entrega oficial de sete novos equipamentos, entre veículos e maquinários pesados, destinados a modernizar os serviços essenciais e ampliar a eficiência no atendimento à população.
A frota foi reforçada com quatro veículos destinados à Secretaria de Saúde, obtidos por meio de emenda do deputado Mário Heringer, e uma nova ambulância, fruto de emenda do deputado Cássio Soares. Para a infraestrutura, foram entregues uma pá-carregadeira (B130) e uma mini-escavadeira, adquiridas com recursos viabilizados junto ao BDMG.
Durante a entrega, o prefeito Renato Paiva destacou o empenho da equipe e explicou os trâmites técnicos necessários antes da colocação dos veículos nas ruas.
“Estamos mostrando para a comunidade o empenho de toda a equipe, nossos vereadores e secretarias. Os carros estavam aguardando o plotamento definitivo, seguindo as normas e resoluções estaduais e federais, e as máquinas passavam pela entrega técnica. A mini-escavadeira já começa a trabalhar nesta segunda-feira no setor de obras, atendendo demandas de esgoto e água”, pontuou o prefeito.
Transformação em UTI Móvel e Inclusão
Um dos grandes destaques do pacote de investimentos é a transformação da nova ambulância em uma UTI Móvel. Segundo o prefeito, estão sendo investidos cerca de R$ 170.000,00 em aparelhos para adaptar o veículo, garantindo segurança máxima nas transferências de pacientes.
A secretária de Saúde, Viviane Franco, reforçou que o impacto será imediato na qualidade do serviço prestado:
“Estes veículos que chegaram vão melhorar cada vez mais o nosso atendimento para nossa população”, afirmou.
Planejamento e Futuro
O prefeito Renato Paiva aproveitou a ocasião para pedir a compreensão dos cidadãos quanto aos prazos legais e burocráticos, reafirmando que a gestão trabalha com transparência. Ele relembrou os desafios iniciais da administração, que encontrou o município desprovido de maquinários básicos, como patrolas e retroescavadeiras.
A modernização, no entanto, não para por aqui. A administração anunciou que, nos próximos 60 a 90 dias, são esperados:
- 4 novas vans para transporte;
- 2 caminhões;
- 1 nova patrola.
Com essas aquisições, Durandé consolida um plano estratégico de renovação do parque automotivo, reduzindo custos de manutenção e aumentando a capacidade de resposta em situações de emergência e na manutenção de vias, reafirmando o compromisso da gestão 2025/2028 com um “tempo novo” para o município.
Por Guilherme Souza
Com informações e foto de: Prefeitura de Durandé
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
