A Transpetro, subsidiária da Petrobras, adotou o uso de drones para inspecionar os tanques de carga de seus navios, substituindo o método tradicional que exigia a montagem de andaimes, esvaziamento e desgasificação dos compartimentos. A inovação, implementada no Rio de Janeiro, traz redução de custos e mais segurança aos trabalhadores.
Com câmeras de alta resolução e sensores, os drones são operados remotamente e transmitem imagens para técnicos especializados, eliminando a necessidade de intervenção humana em áreas de difícil acesso. O novo método representa uma economia de até R$ 1 milhão por navio inspecionado.
Além da economia, o uso dos drones tem reduzido significativamente o tempo de parada das embarcações e aumentado a agilidade na identificação de problemas estruturais. Segundo a Transpetro, até julho de 2025, 26 inspeções com a nova tecnologia já haviam sido realizadas.
A tecnologia está sendo implementada de forma gradual em toda a frota. A expectativa é de que seu uso se torne padrão em todas as inspeções futuras.
Da Redação com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional