Florianópolis, responsável por 98% da maricultura nacional de ostras e mariscos, terá sua tradição retratada no documentário “Ostras de Florianópolis”, que estreia nesta quinta-feira (27) na TV Câmara. A produção, resultado de parceria com o Sebrae, mostra o impacto econômico e social da atividade, que fortalece o turismo, a renda e a inclusão das famílias da região.
O filme destaca a relação dos moradores do Ribeirão da Ilha com o mar, prática transmitida entre gerações desde a introdução da maricultura no município na década de 1980, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documentário apresenta o processo produtivo, desde a geração de sementes em laboratório até a colheita e comercialização, bem como o papel ambiental das ostras na filtragem da água e preservação dos ecossistemas.
A exibição ocorre na TV Câmara em diferentes horários ao longo de quatro dias, ampliando o alcance da produção e reforçando a importância da maricultura para as famílias de Florianópolis. A parceria entre Sebrae e TV Câmara já rendeu reconhecimento internacional com premiação no festival de Kodaikanal, na Índia.
Quinta: 20h
Sexta: 17h30
Sábado: 12h30 e 20h
Domingo: 9h e 20h30
Da Redação
Com informações da Agência Sebrae
Foto: Inove
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
