Neste 20 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, homenageando os profissionais que atuam com dedicação, responsabilidade e empatia no cuidado com a vida. Silenciosos, firmes e incansáveis, eles estão sempre onde a vida pede pressa, onde o cuidado exige precisão e onde o coração fala mais alto.
Hoje, rendemos homenagem a esses verdadeiros pilares da saúde, que não buscam reconhecimento, mas fazem por merecer cada aplauso. A cada atendimento, a cada gesto, a cada vida tocada, demonstram o valor essencial de sua atuação. Nosso respeito, orgulho e eterna gratidão.
A força de uma categoria que sustenta a saúde
Atualmente, o Brasil conta com 1.440.536 Técnicos e 433.536 Auxiliares de Enfermagem, totalizando 1,8 milhão de profissionais. Eles representam mais de 80% da força de trabalho da Enfermagem no país, sendo fundamentais em todas as frentes de cuidado.
O que faz um Técnico em Enfermagem?
O Técnico em Enfermagem atua ao lado de enfermeiros e médicos, oferecendo cuidados diretos aos pacientes. Entre suas funções estão:
-
Administração de medicamentos;
-
Realização de curativos;
-
Monitoramento de sinais vitais;
-
Auxílio na alimentação e higiene dos pacientes;
-
Mobilização e transporte hospitalar;
-
Observação e comunicação de alterações no estado de saúde;
-
Esterilização de equipamentos médicos;
-
Apoio em procedimentos médicos e cirúrgicos sob supervisão.
Além do trabalho hospitalar, esses profissionais também atuam em campanhas de saúde pública, prevenção de doenças e ações educativas, contribuindo de forma expressiva para a promoção da saúde nas comunidades.
Onde o técnico pode atuar?
A versatilidade da profissão permite que o técnico em enfermagem atue em diferentes ambientes:
-
Hospitais públicos e privados;
-
Casas de repouso e asilos;
-
Centros de reabilitação;
-
Maternidades;
-
Unidades de saúde da família;
-
Clínicas e consultórios médicos.
Para a Técnica de Enfermagem Sueli Ricardo, o trabalho vai muito além da profissão:
“A enfermagem é muito mais do que uma profissão; é uma verdadeira arte de cuidar, um compromisso diário com a vida e com o bem-estar do próximo. Para nós, técnicos de enfermagem, o trabalho vai muito além das tarefas técnicas — envolve empatia e dedicação.
Cada dia na enfermagem é um desafio e uma oportunidade de fazer a diferença, de oferecer conforto, segurança e esperança para quem mais precisa. Deixamos nossas famílias, para cuidar do próximo , mas seguimos firmes porque entendemos a importância do nosso papel.
Cuidar do outro é um ato de amor e respeito. Nosso trabalho é invisível para muitos, mas essencial para o funcionamento do sistema de saúde. Somos o elo que está sempre presente, que observa as necessidades e acompanha todo progresso.”
A visão do Ortopedista Dr. André da Silva, do Hospital Dr. Júlio Sanderson
“Os técnicos de enfermagem são a peça principal da engrenagem que move os hospitais e clínicas. São profissionais que ainda não têm o reconhecimento e a valorização adequada por nossa sociedade, embora alguns avanços tenham sido alcançados com a aprovação do piso salarial da enfermagem. Ainda assim, estamos muito aquém da real valorização desses profissionais que verdadeiramente cuidam dos enfermos e têm o contato mais próximo e constante com os pacientes no dia a dia. Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem mundial, e no Brasil, Anna Nery é reconhecida como a patrona da enfermagem. O mês de maio é dedicado a essa categoria tão essencial. O Hospital Dr. Júlio Sanderson tem a honra de homenagear, nesta semana, com festividades e eventos, esses verdadeiros heróis do cuidado. Em nome da instituição, deixo minhas homenagens e o reconhecimento por essa linda profissão. Meus parabéns a todos os técnicos e enfermeiros.”
Neste 20 de maio, que esta homenagem sirva para lembrar que, por trás de cada cuidado, existe um profissional comprometido com a vida. O Técnico em Enfermagem é a alma de um sistema de saúde que precisa, cada vez mais, ser reconhecido, valorizado e respeitado.
Por Graziela Matoso/ Foto: Freepik