“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Lavras realizou, no último sábado (03), o Dia D de vacinação, uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Lavras, que mobilizou diversas unidades de saúde da cidade. A ação teve como objetivo principal atualizar o calendário vacinal de crianças e adultos que estavam com doses atrasadas.

Ao longo do dia, mais de 400 pessoas foram atendidas, recebendo as vacinas necessárias para proteger contra diversas doenças. A iniciativa foi fundamental para garantir a imunização da população e fortalecer as medidas de saúde pública no município.

A vacinação é uma das medidas mais importantes e eficazes para prevenir doenças infecciosas e proteger a saúde individual e coletiva. Ao longo da história, as vacinas têm desempenhado um papel fundamental na erradicação ou controle de diversas doenças, como a varíola, a poliomielite e o sarampo.

Através da vacinação, o organismo é estimulado a produzir uma resposta imunológica específica contra agentes infecciosos, como vírus e bactérias, preparando o sistema imunológico para reconhecer e combater esses microorganismos no futuro. Isso ajuda a prevenir não apenas a doença em si, mas também suas complicações e sequelas, que podem ser graves e até mesmo fatais.

Além de proteger o indivíduo vacinado, a vacinação em larga escala contribui para a proteção da comunidade como um todo. Quando uma porcentagem significativa da população é vacinada, a circulação do agente infeccioso é reduzida, beneficiando também aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde, como pessoas imunocomprometidas ou alérgicas a componentes das vacinas.

É importante ressaltar que as vacinas passam por rigorosos testes de segurança e eficácia antes de serem disponibilizadas para a população, sendo uma das intervenções médicas mais estudadas e seguras.

No entanto, a desinformação e a hesitação em relação às vacinas podem colocar em risco os avanços conquistados no controle de doenças, destacando a importância da educação e da divulgação de informações confiáveis sobre vacinação.

 

Com informações e fotos da Prefeitura de Lavras