No dia 26 de junho, Desterro de Entre Rios deu mais um passo importante na proteção e valorização da pessoa idosa, promovendo uma palestra esclarecedora sobre a Campanha Junho Violeta. A iniciativa, conduzida pela Assistente Social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), teve como foco principal a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, um tema de extrema relevância para a garantia de direitos e a promoção da dignidade. A palestra buscou munir a comunidade com informações e ferramentas para identificar e combater todas as formas de violência e discriminação que afetam essa parcela da população.
A temática central da palestra foi “Idadismo, Respeito a Todas as Fases da Vida”. Durante a explanação, foram abordados os diversos aspectos do idadismo, que se refere ao preconceito e à discriminação baseados na idade, especialmente contra pessoas mais velhas. A Assistente Social destacou a importância de desconstruir estereótipos negativos associados ao envelhecimento e de promover uma cultura de respeito e valorização em todas as fases da vida. A discussão enfatizou que o envelhecimento é um processo natural e que os idosos merecem ser tratados com dignidade, respeito e atenção, garantindo seus direitos e sua plena participação na sociedade.
A ação foi especialmente direcionada aos integrantes do Projeto “Viver, Sonhar e Acreditar na Melhor Idade 3”, reforçando o compromisso da Prefeitura Municipal de Desterro de Entre Rios com o cuidado, a informação e a defesa dos direitos da pessoa idosa. Ao seguir “no caminho certo”, o município demonstra sua dedicação em criar um ambiente seguro e acolhedor para seus cidadãos mais experientes. A campanha Junho Violeta e as atividades associadas são fundamentais para fortalecer a rede de proteção e garantir que a terceira idade seja vivida com qualidade de vida, respeito e alegria.
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de Desterro De Entre Rios
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional