O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a prisão da deputada Carla Zambelli, que passou a integrar o alerta internacional da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) a pedido da Polícia Federal. A ordem foi expedida na quarta-feira (4) pelo ministro Alexandre de Moraes, após a parlamentar anunciar que havia deixado o país.
Além da inclusão no sistema da Interpol, Moraes determinou o bloqueio dos passaportes de Zambelli e solicitou à Polícia Federal que identifique o paradeiro da deputada para que sua extradição possa ser requerida às autoridades locais.
A decisão do ministro atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), apresentado na terça-feira (3). Segundo Moraes, a prisão está plenamente justificada, pois ocorreu poucas semanas depois da condenação de Zambelli pela Primeira Turma do STF, que a sentenciou a dez anos de prisão.
A parlamentar foi condenada por envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ação realizada com a colaboração do hacker Walter Delgatti, que recebeu uma pena de oito anos e três meses no mesmo processo.
Em comunicado oficial, Zambelli alegou que sua prisão é ilegal, inconstitucional e autoritária, ressaltando que esse tipo de determinação não deveria ocorrer de maneira monocrática.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional