O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), emitiu um alerta à população sobre a previsão de baixa umidade do ar entre esta segunda-feira (14/7) e quarta-feira (16/7). De acordo com informações do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e do Centro de Inteligência em Defesa Civil, a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30% no Centro-Oeste do Triângulo Mineiro, além de áreas do Noroeste, Norte de Minas e da Central Mineira.
Nas regiões do Centro, Sul, Noroeste e Leste de Minas, incluindo a capital Belo Horizonte, os índices devem variar entre 30% e 50%, enquanto no Nordeste do estado a previsão é de valores entre 40% e 60%. Com a baixa umidade do ar, a Defesa Civil alerta para os impactos à saúde, como ressecamento das vias respiratórias e da pele, além de agravamento de doenças respiratórias, especialmente em grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Profissionais de saúde orientam sobre medidas preventivas para minimizar os efeitos da baixa umidade. É fundamental manter-se bem hidratado, evitar a exposição ao sol nos períodos de maior calor e utilizar umidificadores de ar em ambientes fechados. A higienização nasal com soro fisiológico e o uso de hidratantes são recomendados para prevenir o ressecamento da pele e das mucosas.
A Defesa Civil também reforça a importância do sistema de alertas via SMS, que informa a população sobre mudanças repentinas no tempo. O coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, destacou que o alerta antecipado ajuda na prevenção de riscos, oferecendo uma maneira ágil para a população se proteger. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada enviando um SMS com o CEP da região para o número 40199.
Além dessas orientações, a Defesa Civil sugere várias dicas de prevenção, como beber água com frequência, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, manter os ambientes úmidos e redobrar os cuidados com grupos mais vulneráveis. Também é importante evitar a soltura de balões e a realização de queimadas, pois o risco de incêndios aumenta significativamente com a baixa umidade.
Em caso de emergência, a população deve ligar para os seguintes números: 190 PMMG, 193 Bombeiros e 199 Defesa Civil.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Minas
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional
