Durante a cúpula internacional realizada nesta segunda-feira (22), um dia antes da abertura da Assembleia Geral da ONU, países como França, Bélgica, Luxemburgo, San Marino e Malta devem formalizar o reconhecimento do Estado palestino. O encontro foi convocado e presidido por França e Arábia Saudita, e busca ampliar o apoio à criação de um Estado palestino, em meio à intensificação do conflito no Oriente Médio.
Essas nações se somarão a Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal, que também confirmaram o reconhecimento. Em julho, o presidente francês Emmanuel Macron já havia convocado outras nações a seguir o mesmo caminho durante a Assembleia desta semana.
Israel e Estados Unidos boicotaram a cúpula. O embaixador israelense na ONU, Danny Danon, classificou o evento como um “circo”, em protesto contra a iniciativa. Já a Alemanha e a Itália, embora críticas à política israelense recente, mantêm posição de que o reconhecimento do Estado palestino deve ocorrer apenas ao fim de um processo político e negociado.
A Rússia reiterou seu apoio à solução de dois Estados como única saída viável para o conflito, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. A posição foi defendida como resposta à escalada da violência e ao impasse nas negociações de paz.
Da Redação Com informações da CNN Brasil.
Foto: Pok Rie no Pexels
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
