Com a vitória por 3 a 1 sobre a Ferroviária no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), o Cruzeiro ampliou sua vantagem na liderança da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. A equipe celeste, agora com 29 pontos, aguarda o desfecho de dois confrontos marcados para este domingo, 18 de maio, que podem assegurar sua classificação antecipada para as quartas de final da competição.
A classificação poderá ser confirmada caso o Bahia não derrote o São Paulo às 15h, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA), ou se o Red Bull Bragantino não vencer o Grêmio às 16h, no Estádio Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul (RS). Ambas as equipes dividem a oitava posição com 14 pontos, sendo o Bragantino favorecido pelo saldo de gols. Se não somarem pontos, nenhum dos times poderá alcançar o Cruzeiro nas rodadas restantes da primeira fase.
A vitória das mineiras teve início com o gol de Gaby Soares aos 13 minutos do primeiro tempo. Após o intervalo, Vendito empatou para a Ferroviária aos oito minutos, após passe de calcanhar de Darlene. Mesmo com maior domínio das visitantes, Letícia Ferreira recolocou o Cruzeiro em vantagem aos 23 minutos, em cobrança de falta. Pouco depois, aos 29, a zagueira Rafa Soares marcou contra, ao tentar cortar cruzamento da atacante Marília, em lance que gerou protestos das paulistas por suposta falta sobre a zagueira Luana.
Com o resultado, a Ferroviária chegou a quatro jogos sem vencer e caiu para a terceira colocação, permanecendo com 21 pontos. A equipe pode perder mais uma posição caso o Palmeiras vença o Internacional na segunda-feira, 19 de maio, às 20h, no Sesc Campestre, em Porto Alegre. O Cruzeiro, por sua vez, abriu sete pontos de vantagem sobre o Corinthians, atual segundo colocado.
Na noite de sábado, o Corinthians goleou o Sport por 4 a 0 no Estádio José Liberatti, em Osasco (SP), partida originalmente marcada para o Parque São Jorge. A atacante Jhonson foi o destaque com três gols em 11 minutos, entre os 14 e os 25 do primeiro tempo. Gabi Zanotti encerrou a goleada nos acréscimos. Jhonson, recém-convocada para a seleção brasileira, alcançou oito gols no torneio, igualando-se a Cristiane, do Flamengo, e ficando a um da artilheira Amanda Gutierres, do Palmeiras.
O Corinthians chegou a 22 pontos e está próximo de assegurar presença na próxima fase. Já o Sport segue na lanterna com apenas dois pontos. O time pernambucano é o único que ainda não venceu após 11 rodadas e está quatro pontos atrás do Juventude, que é o 14º colocado.
Na 12ª rodada, o Corinthians visita o América-MG na quarta-feira, 21 de maio, às 16h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). No mesmo dia, às 19h, a Ferroviária joga contra o Juventude na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Na quinta-feira, 22 de maio, o Cruzeiro enfrenta o Palmeiras às 16h na Arena Barueri, com transmissão da TV Brasil. Mais tarde, às 17h, o Sport recebe o Bahia na Ilha do Retiro, em Recife.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro