Mais de 1,3 milhão de atendimentos foram realizados nas cerca de cinco mil agências dos Correios em todo o país durante o primeiro mês da parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciada em 30 de maio. O serviço tem como objetivo auxiliar aposentados e pensionistas que enfrentam dificuldades com o aplicativo Meu INSS ou com a Central 135 e desejam contestar descontos não autorizados feitos por entidades associativas.
Com aproximadamente 20 mil funcionários capacitados para essa nova função, os Correios prestam atendimento humanizado, esclarecendo dúvidas e orientando sobre os procedimentos para identificar e contestar cobranças irregulares. Segundo a diretora de Governança e Estratégia da estatal, Juliana Picole Agatte, a parceria será mantida por tempo indeterminado, garantindo suporte contínuo à população.
Para ser atendido, o beneficiário precisa apresentar apenas um documento oficial de identificação. Pessoas com mobilidade reduzida ou acamadas podem ser representadas por terceiros mediante procuração válida. O papel dos Correios é identificar os descontos suspeitos, registrar o pedido de esclarecimento, comunicar o INSS e orientar o cidadão sobre como buscar ressarcimento ou contestação.
Após a análise inicial, a entidade apontada como responsável pela cobrança tem até 15 dias úteis para apresentar uma resposta. O aposentado ou pensionista deve retornar à agência dos Correios para validar ou contestar a justificativa apresentada, tendo até 30 dias corridos, contados a partir do recebimento da resposta, para formalizar sua manifestação, seja presencialmente ou pelo Meu INSS.
Além desse serviço, a estatal também atua no suporte a requerimentos de benefícios por incapacidade temporária, por meio do sistema Atestmed, via Balcão do Cidadão. Com unidades em todos os municípios do país, os Correios oferecem infraestrutura inclusiva, com atendimento voltado especialmente a pessoas idosas e com limitações digitais. Como parte das comemorações dos 35 anos do INSS, foi lançado no fim de junho um selo especial que homenageia o papel social da Previdência, representado por rostos de cidadãos atendidos pela instituição.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Gov
Imagem: Arquivo
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional