Pitangui tem se destacado no controle da dengue, apresentando baixos índices de notificações da doença na região. Desde o final do ano passado, a cidade tem implementado ações rigorosas, com o apoio de tecnologia de ponta, que têm dado resultados positivos na eliminação dos focos do mosquito transmissor.
Entre as diversas ações realizadas pela equipe de endemias, destacam-se os mutirões de limpeza, o uso do fumacê, blitz educativas, telagem de caixas d’água e, principalmente, o mapeamento de possíveis focos utilizando drones. Essa tecnologia permite um monitoramento mais eficaz e rápido, identificando e eliminando focos com precisão.
No primeiro sobrevoo realizado, seis bairros foram mapeados e mais de 450 focos potenciais foram eliminados. A tecnologia permite que o local seja fotografado, descrito e georreferenciado, e o agente de endemias é enviado diretamente ao ponto identificado para realizar a eliminação do foco.
O segundo sobrevoo ocorreu na última segunda-feira (24/03), e outros seis bairros foram mapeados. Dentro de 7 a 10 dias, o relatório será encaminhado ao Setor de Endemias para continuidade dos trabalhos.
A Prefeitura de Pitangui reforça que, embora a tecnologia esteja desempenhando um papel fundamental, a colaboração da população é essencial para eliminar o maior número de focos possível e manter a cidade livre da dengue.
Por Graziela Matoso/ Fonte e foto: Prefeitura de Pitangui