No dia 28 de julho, Contagem deu início ao I Simpósio de Educação Inclusiva, um evento online que visa ampliar o debate sobre inclusão nas escolas. Organizado pela Secretaria de Educação (Seduc), o simpósio integra professores, estudantes e familiares, abordando a inclusão de maneira abrangente e não apenas no contexto da educação especial.
A abertura do evento contou com a presença do professor e pesquisador da UFMG, Romerito Nascimento, que discutiu as conquistas e desafios da Lei Brasileira de Inclusão, destacando que a deficiência é resultado da interação entre características biológicas e barreiras sociais. Ele enfatizou a importância de uma avaliação biopsicossocial e multidisciplinar, além de mencionar a necessidade de fortalecer temas como acessibilidade e adaptações nos ambientes escolares.
Romerito também apontou desafios persistentes na prática da educação inclusiva, como a responsabilidade dos educadores em implementar práticas pedagógicas inclusivas e a necessidade de distinguir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) do reforço escolar. Ele ressaltou que o diagnóstico pedagógico deve ser atribuição dos profissionais da educação e não dos médicos.
O simpósio começou em 21 de julho com ações formativas para educadores e seguiu até 31 de julho, oferecendo uma variedade de formações, rodas de conversa com estudantes e familiares, além de debates sobre temas como relações étnico-raciais, educação integral e práticas antirracistas. As transmissões ao vivo ocorreram nos dias 29, 30 e 31 sempre às 19h pelo Canal da Educação no YouTube.
Esse evento é uma importante iniciativa para promover um ambiente educacional mais inclusivo e acessível para todos os alunos em Contagem!
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de Contagem
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional