Contagem, já reconhecida como a segunda cidade que mais gera empregos em Minas Gerais, deu um passo significativo em seu desenvolvimento econômico com a inauguração da Casa do Empreendedorismo Sustentável (Cescon). Este novo espaço centraliza uma gama de serviços essenciais para empresários de todos os portes, desde microempreendedores individuais até grandes corporações. A Cescon visa simplificar o acesso a recursos cruciais, incluindo atendimentos da Receita Federal, Receita Municipal, Junta Comercial e Sebrae, além de contar com a presença de diversas secretarias municipais. O objetivo é claro: desburocratizar processos, fornecer informações vitais e, consequentemente, incentivar novos investimentos na cidade.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Cescon foi concebida para ser um ponto de acolhimento e fortalecimento para todos que empreendem em Contagem. A iniciativa busca ampliar parcerias estratégicas e fomentar um ambiente de negócios mais ágil, eficiente e propício ao crescimento. Os resultados já são visíveis: entre 2021 e maio de 2025, Contagem atraiu mais de R$ 13 bilhões em investimentos. Somente no primeiro semestre de 2025, a cidade presenciou a abertura de 1.940 novas empresas, um aumento expressivo de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Casa do Empreendedorismo Sustentável opera de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e está localizada na sede da Sedecon, no bairro Cinco.
A criação da Cescon representa um marco para Contagem, demonstrando uma visão estratégica de desenvolvimento econômico que prioriza a facilitação e o apoio ao empreendedorismo. Ao concentrar serviços públicos e privados em um único local, a cidade não apenas otimiza o tempo e os recursos dos empresários, mas também projeta um futuro de maior prosperidade e sustentabilidade para o setor empresarial local. Essa medida reforça a posição de Contagem como um polo de oportunidades e um ambiente favorável para negócios em Minas Gerais.
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de Contagem
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional