A população de Contagem passa a contar, a partir desta semana, com serviços de alta complexidade em cardiologia oferecidos diretamente no município por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A ampliação do atendimento marca um avanço histórico para a rede de saúde local.
Na segunda-feira, 8 de dezembro, a Prefeitura de Contagem e o Hospital Santa Rita oficializaram a parceria que permitirá a realização de diversos procedimentos cardiológicos de alta complexidade. Entre eles estão cateterismo, angioplastia, implante de stents, exames complementares, hemodinâmica para diagnósticos, cirurgias cardíacas e internações de urgência em enfermaria e UTI.
O investimento total é de R$ 23 milhões, sendo R$ 20 milhões destinados pelo governo federal — conforme anúncio do Ministério da Saúde — e R$ 3 milhões provenientes do Tesouro Municipal. A iniciativa amplia o acesso da população a tratamentos especializados sem a necessidade de deslocamento para cidades vizinhas.
Antes da implantação do novo serviço, o município realizava apenas exames de apoio diagnóstico e algumas cirurgias vasculares de média complexidade. Agora, Contagem fortalece sua rede de atenção à saúde e avança na integralidade do cuidado, garantindo mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento a pacientes cardiopatas.
Da redação do Jornal Panorama com informações da Prefeitura de Contagem
Foto: Luci Sallum
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
