Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Prefeitura de Contagem realizou a 12ª edição do Prêmio Efigênia Francisca, reconhecendo o protagonismo de mulheres negras que atuam na promoção da igualdade racial e no enfrentamento ao racismo. A cerimônia ocorreu na Irmandade do Rosário Os Ciriacos, na região da Ressaca, e homenageou 15 personalidades de Contagem e de Minas Gerais por suas contribuições em diversas áreas.
As homenagens foram divididas em categorias que refletem a diversidade de atuação das agraciadas, incluindo Resistência Quilombola, Defesa de Direitos e Combate à Violência contra a Mulher, Atuação na Cultura, Educação, Juventude e com Pessoas Idosas, Liderança em Religiões de Matriz Africana, Cultura Hip Hop, Empreendedorismo Negro, Movimento de Pessoas com Deficiência e Lideranças Comunitárias. Esta iniciativa visa valorizar e dar visibilidade às trajetórias de mulheres negras que constroem diariamente uma Contagem mais justa, plural e antirracista.
Criado em 2014 e coordenado pela Superintendência de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, o Prêmio Efigênia Francisca reafirma o compromisso da gestão municipal com políticas públicas de promoção da igualdade racial e reconhecimento da força das mulheres negras em todas as esferas da sociedade.
Da redação do Jornal Panorama com informações da Prefeitura de Contagem
Foto: Luci Sallum
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional