“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Os contagenses terão em 2024 12% de desconto para o pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que também poderá ser parcelado em até onze vezes sem juros.

A primeira parcela vence dia 15 de fevereiro e as demais vencerão no dia 10 de cada mês. O desconto faz parte da política de justiça tributária adotada pelo governo municipal desde 2021, em que tornou o imposto mais barato, com condições facilitadas e pagamentos menos burocráticos para os contribuintes.

Estão isentos do IPTU residencial: imóveis com o valor venal de até R$ 184.143,10 e aposentados com renda mensal bruta equivalente ao teto do INSS e imóvel com o valor venal até R$ 982.096,54, caso o valor do imóvel seja superior pagará apenas sobre o excedente.

As guias para pagamento do imposto podem ser emitidas pela página oficial da Prefeitura no receita.fazenda@contagem.mg.gov.br. Basta que o contribuinte tenha em mãos o número do índice cadastral ou, na falta deste, o CPF ou CNPJ. Quem quiser pedir isenção do IPTU, pode preencher o formulário disponível no site (veja links abaixo).

Os pedidos de isenção para aposentados e pensionistas podem ser solicitados até 30 de setembro de 2024. Para templos religiosos até 30 de agosto. Já os pedidos de revisão de lançamento do IPTU residencial poderão ser solicitados até 30 de abril.

Com informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Luci Sallum / PMC