O município de Congonhas recebeu certificação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) por sua execução responsável e prestação de contas no âmbito do programa de controle ético de natalidade da fauna doméstica. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e à convivência harmônica entre os animais e a população.
A execução do convênio foi conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento. Entre as ações implementadas estão a castração gratuita, programas de adoção, microchipagem de cães e gatos e campanhas de educação sobre guarda responsável.
Desde 2020, Congonhas foi uma das primeiras cidades mineiras a aderir ao programa estadual e implementar a microchipagem como ferramenta de monitoramento e controle da população de animais domésticos. A medida tem contribuído para identificar animais, acompanhar seu histórico de saúde e evitar o abandono, além de fortalecer as ações de fiscalização e de políticas públicas integradas.
A gerente de proteção e defesa dos direitos dos animais, Bárbara Rocha, destaca que o controle ético da natalidade da fauna doméstica é essencial para garantir o bem-estar dos animais e a harmonia entre eles e a sociedade. “A microchipagem é fundamental para mantermos o controle dos animais do município; além de promover programas de castração e de adoção juntamente com ações de educação sobre guarda responsável, que são importantes para evitar superpopulação, sofrimento e abandono. Proteger e cuidar dos animais é uma responsabilidade coletiva que reflete nosso respeito pela vida e pelo meio ambiente”, ressalta.
Neste ano, a Prefeitura firmou um Termo de Compromisso Positivo em parceria com o Ministério Público, que permitirá a ampliação das ações voltadas à proteção animal. A gestão prevê uma atuação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente e de Saúde para fortalecer a rede de atendimento e consolidar Congonhas como referência regional na promoção do bem-estar e na defesa dos direitos dos animais.
A certificação concedida pela Semad reconhece os esforços de municípios que se destacam pela condução transparente e eficiente de políticas públicas ambientais e de proteção animal, estimulando a adesão a programas que conciliam saúde pública, educação ambiental e cuidado com a vida.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações e foto: Prefeitura de Congonhas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
