Unidades escolares de todo o território nacional têm até a próxima segunda-feira, dia 30 de junho, para realizar a etapa local da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A iniciativa, promovida pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é voltada a instituições com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, públicas ou privadas.
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência tem como objetivo ampliar o debate sobre a crise climática e fomentar o protagonismo de estudantes entre 11 e 14 anos. Após essa primeira etapa, as escolas devem registrar suas conferências no site oficial da VI CNIJMA até o dia 5 de julho, utilizando o código do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cronograma nacional prevê ainda conferências estaduais até 15 de agosto e a fase final entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025, em Brasília.
No estado do Ceará, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 9 realizou, no dia 26 de junho, uma conferência regional com representantes dos municípios de Cascavel, Beberibe, Chorozinho, Horizonte, Pacajus e Pindoretama. Ao todo, cinco projetos e delegações foram selecionados para participar da etapa estadual. A geógrafa Roseneide Furtado, que atua como integrante da Comissão Organizadora Estadual da VI CNIJMA, destacou a importância da participação dos gestores municipais no processo e afirmou que o evento fomenta ações concretas dentro das escolas, fortalecendo o papel da educação ambiental.
Segundo dados divulgados pelo MEC, o Brasil possui atualmente 61.806 escolas com ao menos uma turma do ensino fundamental II, o que representa o potencial de envolvimento de mais de 775 mil professores e cerca de 9 milhões de estudantes. Desde a sua primeira edição, em 2003, a conferência já mobilizou mais de 20 milhões de participantes em todo o país, incluindo jovens, educadores e gestores públicos. Cada ciclo busca fortalecer as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas e ampliar a formação de profissionais comprometidos com ações socioambientais.
A expectativa é que a VI edição da conferência, que ocorre no mesmo ano da realização da COP30 em Belém, promova ainda mais integração entre educação, juventude e justiça climática. O evento representa uma oportunidade ímpar de dar visibilidade à opinião de estudantes sobre temas cruciais para o presente e o futuro do país.
Com informações: Agência Brasil
Foto: Arte Ministério da Educação
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