O município de Conceição do Rio Verde promoveu uma Blitz de Conscientização em alusão ao Maio Laranja — campanha nacional dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação buscou alertar a população sobre a importância da denúncia e do compromisso coletivo com a proteção da infância.
Durante a mobilização, realizada na sexta-feira (30), foram distribuídos materiais informativos e realizadas abordagens educativas para reforçar a necessidade de identificar e enfrentar situações de violência sexual. A iniciativa visou sensibilizar a comunidade quanto à responsabilidade de proteger crianças e adolescentes, além de divulgar os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar local.
O Maio Laranja é inspirado no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio, data que rememora o caso Araceli, ocorrido em 1973. A campanha tem como principal objetivo romper o silêncio e fortalecer as redes de apoio e acolhimento às vítimas.
Com a realização da blitz, a Prefeitura de Conceição do Rio Verde reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos da criança e do adolescente, promovendo ações de prevenção e conscientização que envolvem a sociedade como um todo na construção de um ambiente mais seguro e protetivo para as futuras gerações.
Por Leonardo Souza
Com as informações e fotos: Prefeitura de Conceição do Rio Verde
