Matéria atualizada em 06/07/2025 às 15h43min.
A Prefeitura de Conceição do Rio Verde celebrou, no domingo, dia 6 de julho de 2025, um importante avanço para o esporte municipal com a inauguração oficial da arquibancada José de Alencar Fonseca Reis, no Estádio Municipal Dilermando de Oliveira — conhecido carinhosamente pela população como “Verdão”. A solenidade teve início às 8h30 e contou com a presença de autoridades, servidores públicos, representantes do esporte local, familiares dos homenageados e membros da comunidade.
O evento teve como principal objetivo valorizar o esporte enquanto ferramenta de integração social, cidadania e bem-estar, além de prestar homenagens a figuras que contribuíram significativamente para o desenvolvimento esportivo no município.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades dos três poderes locais, destacando a união em torno da valorização do esporte no município. Representando o Poder Legislativo, esteve presente o presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano dos Reis Bento, ao lado do prefeito Cristiano Henrique Custódio, chefe do Poder Executivo.
Ambos os Poderes ressaltaram a relevância dos homenageados para a história esportiva de Conceição do Rio Verde, bem como a responsabilidade do poder público em reconhecer, incentivar e investir continuamente no esporte como ferramenta de inclusão social, formação de valores e promoção da saúde. Também marcaram presença representantes da Polícia Militar, autoridades civis, servidores municipais e membros da comunidade esportiva, reforçando a importância simbólica e coletiva do momento.
A nova arquibancada, além de oferecer mais conforto e segurança ao público que acompanha as competições no estádio, foi batizada com o nome de José de Alencar Fonseca Reis, em reconhecimento ao legado deixado por ele como atleta e secretário de Esportes. Sua atuação foi marcada por anos de dedicação à promoção do esporte em Conceição do Rio Verde, influenciando positivamente gerações de atletas e incentivando a prática esportiva como instrumento de transformação social.
Durante a cerimônia, outras duas personalidades também foram homenageadas. Otávio Henrique Arja Ferraz, atleta da equipe de Águas de Contendas, foi celebrado por seu desempenho excepcional em campo, superando desafios com garra e comprometimento. Sua postura esportiva, marcada pela determinação, inspirou colegas e moradores, reforçando o espírito do esporte como um caminho de superação e exemplo.
Já o Sr. José Irineu, tradicional atleta do futebol de campo, recebeu uma justa homenagem por sua longa trajetória de dedicação aos gramados. Seu envolvimento com o esporte não apenas rendeu conquistas, mas também incentivou jovens da cidade a acreditarem em seus sonhos e seguirem carreira no futebol.
Após a solenidade de inauguração da arquibancada, e das homenagens aos atletas, o Estádio Municipal Dilermando de Oliveira foi palco da grande final do campeonato interno de futebol. A partida decisiva foi disputada entre as equipes do Lote e Ponte Preta, e terminou empatada em 0 a 0 no tempo regulamentar. A emoção ficou por conta da disputa por pênaltis, na qual o time do Lote superou o adversário com o placar de 4 a 2, garantindo o título da competição diante de um público entusiasmado que acompanhou cada lance com grande expectativa.
A inauguração da arquibancada representa mais que uma obra física: simboliza o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da infraestrutura esportiva e com a valorização dos nomes que ajudaram a construir a história esportiva de Conceição do Rio Verde. A entrega do novo equipamento público, somada às homenagens realizadas, reafirma a política da administração voltada para o desenvolvimento humano por meio do esporte, promovendo inclusão, lazer e qualidade de vida para toda a população.
Por Eduardo Souza
Imagens: Jornal Panorama
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional




