Na manhã desta sexta-feira, 6 de dezembro, o Comitê de Combate às Arboviroses de Matias Barbosa se reuniu para planejar novas estratégias no enfrentamento da dengue, diante do crescimento alarmante no número de casos no município. Até o momento, Matias Barbosa registrou mais de mil casos confirmados da doença. Embora o mutirão de limpeza contra a dengue, promovido pela equipe de Endemias, continue, novas medidas são necessárias para erradicar os focos do mosquito Aedes aegypti.
A reunião trouxe à tona dados preocupantes divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que informou mais de um milhão e trezentos mil casos de dengue em 2024. Com o aumento das chuvas e das ondas de calor previstas para o período entre dezembro de 2024 e maio de 2025, especialistas temem uma epidemia no Estado, o que reforça a necessidade de ações urgentes.
Luiza Helena Menezes de Souza, diretora do Departamento Municipal de Saúde, destacou a importância da colaboração da população. “Se a população não fizer a sua parte, com atenção às suas residências e vistorias nos quintais, nosso trabalho será em vão!”, afirmou. O município continua com o engajamento dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o apoio de outros setores da administração local.
Matias Barbosa se destaca na região por suas ações inovadoras no combate às arboviroses. Quando o uso de drones pelo Estado ainda estava em planejamento, o município já utilizava essa tecnologia para identificar focos como piscinas sem tratamento e caixas d’água destampadas, contribuindo para a prevenção da doença.
Fonte e fotos: Prefeitura de Matias Barbosa