O Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o comércio brasileiro — ficando atrás apenas do Natal —, deve mobilizar cerca de 126,9 milhões de consumidores em 2025, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. A expectativa é de que as vendas movimentem R$ 37,75 bilhões nos setores de comércio e serviços.
Apesar da movimentação expressiva, o levantamento aponta uma queda nominal de R$ 2,46 bilhões em relação ao mesmo período de 2024. Ainda assim, 78% dos entrevistados afirmam que irão comprar pelo menos um presente para a data, destacando a relevância afetiva do evento no calendário nacional.
As mães (77%) continuam sendo as principais homenageadas, seguidas por sogras (18%) e esposas (17%). O gasto médio previsto é de R$ 298, sendo maior entre os homens (R$ 334) e consumidores das classes A/B (R$ 351). Entre os que pretendem comprar, 51% veem o presente como forma de retribuição ao carinho, enquanto 25% consideram um gesto importante e 19% afirmam ter o costume de presentear pessoas próximas.
Contudo, 69% dos consumidores percebem aumento nos preços em comparação com o ano anterior. Ainda assim, 39% pretendem gastar mais — motivados pela compra de um presente melhor (60%), aumento no preço dos produtos (44%) e desejo de comprar mais de um item (31%). Por outro lado, 16% devem gastar menos, principalmente por quererem economizar (40%) ou por estarem enfrentando dificuldades financeiras (26%).
Presentes mais procurados e locais de compra
Entre os presentes mais citados estão:
- Perfumes (47%)
- Roupas, calçados ou acessórios (41%)
- Cosméticos (26%)
- Chocolates (23%)
- Flores (19%)
A média é de dois presentes por consumidor, e os locais preferidos para a comemoração da data são a casa da mãe (43%) e a própria casa (28%), enquanto 11% pretendem almoçar fora.
As lojas físicas seguem como principal canal de compras (80%), com destaque para shoppings centers (32%), shoppings populares (19%) e lojas de departamento (17%). Contudo, 45% pretendem comprar ao menos um presente pela internet, especialmente por aplicativos (73%), sites (69%) e Instagram (28%). Sites internacionais (52%) lideram entre os canais digitais, principalmente pela variedade, preço e qualidade.
Formas de pagamento e inadimplência
A maioria dos consumidores (79%) pretende pesquisar preços antes da compra, principalmente pela internet (85%) e em lojas físicas (68%). O PIX será a forma de pagamento mais usada (46%), seguido por cartão de débito (23%). Já 56% devem parcelar suas compras, com uma média de quatro prestações.
No entanto, a pesquisa também traz um alerta: 32% dos compradores estão com contas em atraso e 63% deles têm o nome negativado. Além disso, 13% afirmam que podem deixar de pagar alguma conta para comprar presentes.
“O Dia das Mães é a principal data comemorativa do primeiro semestre. Apesar da queda em relação ao ano passado, sabemos que o brasileiro tem a tradição de presentear. É importante fazer pesquisa de preço e ficar atento ao orçamento, já que o país passa por um período crítico de inadimplência e de juros altos”, reforça José César da Costa, presidente da CNDL.
Segundo o levantamento, 82% dos consumidores pretendem arcar sozinhos com os custos dos presentes, enquanto 13% devem dividir o valor, principalmente com irmãos (56%), outros familiares (34%) e com o pai (13%).
A pesquisa reforça tanto o apelo emocional quanto o impacto econômico da data, e alerta para a necessidade de planejamento financeiro diante de um cenário ainda marcado por juros elevados e inadimplência crescente.
Por Leonardo Souza
Com as informações: CNDL
Foto: Yan Krukau