O comércio brasileiro deve registrar um faturamento de R$ 7,8 bilhões no Dia dos Pais de 2025, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse valor representa um crescimento de 3,2% em comparação com o ano anterior, sendo o melhor resultado desde 2014. A alta é um reflexo do bom momento econômico do país, com a taxa de desemprego em 6,2%, a menor dos últimos anos, e a massa salarial tendo apresentado um aumento real de 5,5%.
A economista da CNC, Catarina Carneiro, explica que o desempenho positivo do comércio está relacionado ao aquecimento do mercado de trabalho. “Ou seja, tem mais pessoas podendo consumir e podendo consumir mais porque tiveram uma renda melhor”, afirmou. Esse cenário tem impulsionado o consumo, especialmente de produtos típicos de presentes, como roupas, que devem concentrar cerca de 40% do faturamento da data.
Além das vendas, o Dia dos Pais de 2025 também gerará um impacto no mercado de trabalho, com a criação de mais de 11 mil vagas temporárias. O setor de supermercados deve ser o principal responsável pela geração dessas vagas, dado o aumento na demanda por logística e serviços de entrega. A expectativa é que aproximadamente 15% dessas vagas se tornem efetivas, colaborando para a estabilização e fortalecimento do mercado de trabalho no futuro próximo.
A combinação do bom momento econômico e o aumento da capacidade de consumo das famílias são fatores que contribuem para o crescimento nas vendas, tornando o Dia dos Pais uma data importante não apenas para o comércio, mas também para o mercado de trabalho.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Brasil 61
Imagem: FreePik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional