Escolha uma Página

A partir de amanhã (11/7), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a terceira edição do projeto Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo Direito à Cultura. A cerimônia de abertura, que será transmitida ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube, contará com a participação de renomados escritores e personalidades da cultura brasileira, como Jeferson Tenório, Elisa Lucinda, Estevão Ribeiro e Anita Machado. Eles discutirão o processo criativo da escrita e apresentarão suas obras ao público.

Durante o evento, será lançada a Diretriz Nacional de Fomento à Cultura na Socioeducação, um documento elaborado com base nos resultados do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e na 1.ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo. Além disso, o evento marcará o lançamento de sete documentos internacionais sobre os direitos das crianças e o sistema juvenil, traduzidos para o português. O projeto é realizado em parceria com as editoras Mostarda e Companhia das Letras, reforçando o compromisso com a promoção da cultura e da educação dentro do sistema socioeducativo.

Este evento representa um esforço significativo para ampliar o acesso à cultura e à educação entre os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, destacando a importância da leitura e da produção literária como ferramentas de transformação social e resgate da cidadania.

Fonte e fotos: CNJ