“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta terça-feira (2), a partir das 9h, a abertura dos Jogos Escolares de Belo Horizonte 2024 (JEBH). A cerimônia será na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 11.840, Pampulha, na AABB, e contará com a presença de autoridades, professores e, aproximadamente, 600 estudantes.

As competições ocorrem no período de 11 de abril a 30 de junho e as instituições escolares da rede pública e privada participam de 31 modalidades. A organização é feita pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Nós acreditamos no potencial educativo do esporte na vida dos estudantes. Assim, o objetivo da realização dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática esportiva, a convivência e integração entre estudantes, socializar, despertar o interesse pelo esporte e, através dele, adquirir hábitos saudáveis”, comentou a secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco.

Módulos

O JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos. As provas e as competições são realizadas em equipamentos e instalações esportivas de instituições de Belo Horizonte.

Etapa classificatória

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas. As olímpicas são 17: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, luta olímpica, taekwondo, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda 14 modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, parataekwondo, parabadminton, halterofilismo PCD e basquete em cadeira de rodas 3×3.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nas Olimpíadas Escolares Nacionais.

Programação da abertura

Data: terça-feira (2)

Horário: 9h

Local: AABB – avenida Otacílio Negrão de Lima, 11840, Pampulha.

Roteiro

– Desfile de entrada dos representantes das delegações;

– Execução do Hino Nacional;

– Juramento do estudante-atleta;

– Entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica;

– Discurso de autoridades presentes;

– Declaração de abertura dos Jogos;

Mais informações à imprensa pelos telefones 3246-5120 e 3246-5072 (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).

Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Rodrigo Clemente / PBH