Executiva assume cargo em dezembro de 2024 e já conquista reconhecimento por avanços estratégicos na gestão financeira da estatal mineira
A Vice-Presidência de Finanças e Relações com Investidores da Cemig foi uma das vencedoras da sexta edição do Finance & Law Summit and Awards, premiação que destaca as principais práticas das áreas financeira e jurídica no Brasil. A cerimônia foi realizada nesta semana em São Paulo, com a presença da vice-presidente da área, Andrea Marques de Almeida, e do superintendente de Gestão de Finanças Corporativas da companhia, Flávio de Almeida Araújo.
A premiação chega poucos meses após Andrea assumir o cargo, em dezembro de 2024. Desde então, a executiva tem liderado uma reestruturação financeira que já rende frutos tangíveis. “Esse prêmio é um reconhecimento ao comprometimento diário da nossa equipe em transformar estratégia financeira em resultados concretos para a Cemig, o que beneficia diretamente toda a população de Minas Gerais”, afirmou Andrea durante a solenidade.
Engenheira de Produção pela UFRJ, com passagens por instituições como Petrobras e Santander Brasil, Andrea Marques de Almeida acumula reconhecimento internacional. Foi eleita uma das 50 mulheres mais poderosas do mundo pela Fortune, em 2019, e figurou entre as cem da lista da Forbes, no ano seguinte. Com especializações em instituições como Wharton e MIT, a executiva tem apostado em maior eficiência operacional, governança financeira e uma estrutura de capital mais sólida para a Cemig.
Entre as medidas de destaque está a manutenção da baixa alavancagem da estatal e a execução do maior plano de investimentos da história da companhia: serão R$ 59 bilhões aplicados em Minas Gerais até 2029. A Cemig está presente em 774 municípios e atende mais de 20 milhões de pessoas, além de contar com mais de 530 mil acionistas espalhados por dezenas de países.
O mercado tem respondido positivamente à nova gestão. A Fitch elevou a nota da Cemig para AAA; a Moody’s concedeu AA+; e a Standard & Poor’s, que já atribuía a mesma nota, revisou a perspectiva de estável para positiva. Segundo Andrea, “a solidez da gestão financeira da Cemig tem refletido diretamente em ganhos de confiança e reputação junto ao mercado e à sociedade mineira”.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Minas
Foto: Arquivo Pessoal
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional