“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O tradicional desfile cívico reuniu centenas de pessoas e envolveu os presentes
Quem nunca ouviu falar do tradicional desfile cívico que é realizado em Caxambu? Temos quase certeza que já, pois ele surpreende a cada apresentação. A tradição veio com toda a força e simbolismo levando à Avenida Camilo Soares um especial momento que rendeu muitos elogios e aplausos.
O dia festivo preparado para Caxambu começou desde a manhã de 16 de setembro, e após o hasteamento das bandeiras e a composição do palanque que reuniu autoridades municipais, com o prefeito Diogo Curi, vice-prefeito Luiz Henrique, vereadores e autoridades da região, além da presença do deputado estadual Rodrigo Lopes e do deputado federal Newton Cardoso Junior.
Caxambu sua magnitude foram expressas a todos os presentes, ressaltando sua história e conquistas. Abrindo o desfile cívico a Orquestra da Escola de Música “Isaac Rozental” fez uma bela apresentação e ao seu som passou pela avenida os membros da Loja Maçonica Nova Acácia juntamente com Capítulo Demolay, Guerreiros da Acácia e Bethel Guardiãs da Nova Acácia.
“Entrelaçando… Cidade, Escola e Comunidade” assim foi o desfile cívico em comemoração aos 122 anos de emancipação político-administrativa de Caxambu. A Apae, Sala Tecnológica, Creche Caxambu Velho, Creche Branca de Neve, Creche Santa Tereza, Creche Santa Rita e Creche Monsenhor João de Deus, fizeram um momento de constante alegria e homenagens.
Com a Fanfarra do Colégio Franciscano Santo Inácio, os caxambuenses puderam se animar ainda mais com os alunos que encantaram em sua apresentação. E ao som da fanfarra foi a vez das escolas municipais Pinguinho de Gente, Padre Correia de Almeida, Chapeuzinho Vermelho, Presidente John Kennedy realizarem o desfile com diversas coreografias e esplendor.
A Escola Estadual Cabo Luiz de Queiroz esteve também com sua fanfarra e expressou sobre a importância da conscientização ao meio ambiente e a valorização da cultura. A congada do Ismael, em honra a Nossa Senhora do Rosário também levou um momento de encanto aos presentes. O atendimento educacional especializado também foi destaque onde foi apresentado sobre os trabalhos realizados e que com amor as pelas se encaixam.
Após foi a vez do Centro Educacional Genny Gomes, do Colégio Dom Ferraz e Colégio Êxito desfilarem e homenagearem Caxambu. As instituições apresentaram com delicadeza e expressividade os trabalhos desenvolvidos, especialmente os junto a sociedade. As fanfarras das instituições e convidadas fizeram também parte do espetáculo.
Fazendo parte das atrações que encantaram e divertiram as crianças caxambuenses, muitos personagens infantis estiveram na avenida para levar mais encanto e beleza a toda a festa.
Após foi a vez da Escola de Música “Isaac Rozental”, a Associação Casa das Artes, Escola Municipal de Música, Centro de Educação Profissional de Caxambu estarem em comemoração esbanjando alegria.
Quem também esteve celebrando o aniversário de Caxambu foi a Fanfarra do Educandário Nhá Chica, de Baependi, onde os alunos e professores fizeram belas apresentações musicais. Ao som da fanfarra foi a vez dos membros do Rotary, da Secretaria de Esportes, da Academia dee Judô O-Goshi, da Escola de Futebo Intersoccer e da Associação Desportiva Handebol Caxambu, passarem pela avenida.
Completando o desfile cívico os alunos e servidores da Escola Estadual Ruth Martins de Almeida, o EERMA, e a Escola Estadual Domingos Gonçalves de Mello Mingote, o Polivalente, estiveram em suas apresentações revelando sobre as atividades desenvolvidas nas instituições. A Fanfarra Domiciano Noronha Nogueira de Sá, do Polivalente, fechou com grande estilo o desfile em comemoração ao aniversário de Caxambu, levando a todos os presentes a um instante mágico e que é tradição.
E o dia em comemoração aos 122 anos de Caxambu foi repleto de atividades e destinou grandes momentos a toda a comunidade, que aplaudiu e se encantou por tudo o que viu e vivenciou.