Cataguases fechou o ano de 2025 com uma conquista histórica para o esporte local. A cidade ficou em 2º lugar geral no ranking do ICMS Esportivo de Minas Gerais, que é um sistema de incentivo do governo estadual que repassa verbas aos municípios conforme suas ações de fomento ao esporte. Esse resultado vai além de um simples reconhecimento; é uma promessa de mais recursos para o fomento de várias modalidades esportivas na cidade.
A finalidade central do ICMS Esportivo é estimular a organização e a realização de atividades esportivas em todos os municípios de Minas Gerais. Para que os pontos sejam concedidos, é necessário que as prefeituras comprovem a realização de programas, projetos e eventos, além de manter em funcionamento pleno os conselhos municipais de esporte. A ótima posição de Cataguases é um reflexo do trabalho organizado e bem-sucedido da administração municipal na validação de suas ações esportivas durante o ano.
O segundo lugar no pódio estadual é um feito que vai muito além do simbólico e traz resultados diretos para a cidade. Um ranking positivo resulta em um repasse estadual mais robusto. Esses recursos extras serão essenciais para o fortalecimento do esporte em Cataguases, possibilitando a ampliação de projetos já existentes, o lançamento de novas escolinhas, melhorias na infraestrutura esportiva e o suporte a atletas e equipes em várias modalidades, incluindo futebol, basquete, vôlei e outras.
Este resultado é fruto do compromisso da administração municipal com o esporte, que é visto como um meio de inclusão social, promoção da saúde e formação de cidadãos. Esse resultado histórico é fruto do trabalho árduo de atletas, treinadores e gestores e paveja o caminho para um futuro ainda mais brilhante para o esporte cataguasense.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Cataguases
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de jornalismo ético e profissional
