Carmo do Paranaíba realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo comunidade, profissionais da área e gestores públicos para discutir melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve como tema “SUS: Conhecer para defender, participar para fortalecer”.
A programação foi marcada por apresentações culturais, debates sobre saúde mental, os desafios enfrentados pelo SUS e rodas de conversa para a construção coletiva de propostas que serão incorporadas ao planejamento municipal.
O prefeito Lucas Mendes destacou a importância da gestão compartilhada:
“Hoje, a gestão trabalha focada principalmente na melhoria, na diminuição das filas, na ampliação das especialidades e do atendimento com novas unidades básicas de saúde, fortalecer as parcerias com outros centros de atendimento à saúde e é dessa forma que nós iremos melhorar a saúde do nosso município”, afirmou.
A secretária de Saúde, Betânia, ressaltou o papel ativo da população na construção das políticas públicas:
“O SUS foi construído com a participação popular, por isso. É isso que a Lei 8142 exige, a participação popular, e nós estamos aqui hoje para cumprir a legislação e também para trazer Carmo Paranaíba junto da saúde. Todas as propostas colocadas aqui vão para o Plano Anual de Saúde, e nós vamos cumprir”, ressaltou.
A conferência reafirma o compromisso de Carmo do Paranaíba com uma gestão democrática e participativa, colocando a saúde como prioridade no desenvolvimento do município.
Por Leonardo Souza
Com as informações e fotos: Prefeitura de Carmo do Paranaíba
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional