Carmo do Cajuru é uma das 72 cidades mineiras selecionadas para apresentar uma experiência exitosa na área da saúde durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte.
A cidade participará da 20ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”, um espaço que valoriza iniciativas municipais inovadoras no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O destaque de Cajuru será o Projeto de Aleitamento Materno Exclusivo (PROAMES), que promove e incentiva o aleitamento materno como estratégia de saúde para gestantes e puérperas durante todo o ciclo gravídico-puerperal.
O PROAMES oferece consultoria especializada em aleitamento materno, com atendimentos domiciliares que incluem laserterapia e bandagem terapêutica — práticas que auxiliam na reparação tecidual, alívio da dor, aumento da produção de leite e drenagem mamária.
Neste ano, o projeto será ainda mais fortalecido com o início das atividades da Sala de Coleta de Leite Materno, que funcionará em parceria com o Complexo de Saúde São João de Deus. O leite coletado será analisado e poderá beneficiar não só os recém-nascidos de Carmo do Cajuru, mas também de toda a microrregião e até do próprio hospital parceiro.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a atenção humanizada à saúde materno-infantil e evidencia o protagonismo dos gestores e profissionais de saúde locais na construção de um SUS mais forte e resolutivo.
Por Leonardo Souza
Com as informações e foto: Prefeitura de Carmo do Cajuru