De 19 a 22 de dezembro, o município de Carmo de Minas dará início à 5ª edição do Natal de Luz, que já se firmou como uma das grandes tradições do calendário natalino da região. O projeto, que ocorreu na Praça de Eventos, é uma ação integrada de várias secretarias da administração municipal, como Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, bem como do Gabinete e da Assistência Social (Omas). O principal intuito é criar um espaço de integração familiar e celebrar o Natal por meio de ações que mesclam entretenimento, cultura e incentivo ao comércio local.
A programação começa na sexta-feira (19/12), às 17h, e será totalmente voltada para as crianças, com brinquedos infláveis e pipoca à vontade. A gestão tem como estratégia proporcionar um ambiente de lazer seguro e acessível, com música e barracas de alimentação e artesanato, tudo isso para movimentar a economia local. No sábado (20/12), será o ápice das celebrações com a chegada do bom velhinho. A Parada Natalina deste ano trará uma mudança importante em seu percurso: para garantir a segurança e o bem-estar das crianças que desfilarão a pé, a concentração e o início desse desfile acontecerá na Praça da Matriz, seguindo as recomendações da sociedade civil. O comboio de veículos seguirá o mesmo percurso do Portal da cidade, reunindo todos na Praça de Eventos, onde acontecerá a entrega de brindes e o passeio no “Trenzinho da Alegria”.
O domingo (21/12) será dedicado ao artesanato e à cultura local. A Feira Municipal terá uma edição especial temática, começando às 09h e ocorrendo durante todo o dia. Ao longo da tarde, o Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, composto por idosos, e a Banda Marcial de Olímpio Noronha se apresentam, o que realça o aspecto intergeracional e de intercâmbio cultural do evento. Na segunda-feira (22/12), o festival chega ao fim com um show de mágica e novas opções de recreação, reafirmando o compromisso da Prefeitura em garantir que o lazer de qualidade esteja acessível a todos os níveis sociais.
O Natal de Luz vai além da ornamentação; é uma política pública de fortalecimento de laços e bem-estar social. A gestão municipal está atenta e bem organizada ao adaptar rotas para a segurança dos participantes e incluir apresentações de grupos de convivência. O evento em questão não só embeleza a cidade, mas também constrói memórias afetivas para as crianças, reafirmando a identidade cultural de Carmo de Minas, atraindo visitantes e promovendo um convívio coletivo repleto de vitalidade para o encerramento de mais um ano.
Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Carmo de Minas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
