A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está presa na Itália desde 29 de julho, passou mal durante audiência judicial e precisou ser encaminhada a um posto de saúde, na quarta-feira (13). Segundo seus advogados, ela teve uma tontura no início da sessão, o que levou ao adiamento dos procedimentos.
Zambelli está detida na prisão feminina de Rebibbia, em Roma, e na última audiência foi autorizada a ter acesso a medicamentos. A parlamentar afirma sofrer da Síndrome de Ehlers-Danlos, uma doença rara que provoca frouxidão nos músculos e articulações.
A defesa da deputada pretendia sugerir que ela cumprisse medidas cautelares em um apartamento na capital italiana, enquanto aguarda a decisão sobre o processo de extradição. Diferentemente da audiência anterior, a sessão desta quarta-feira contou com a presença de um representante da AGU (Advocacia-Geral da União).
O pedido de extradição foi recebido pelo Ministério do Interior da Itália, equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro, em 12 de junho. Após a prisão da parlamentar para fins extradicionais, um tribunal italiano passou a avaliar se há condições legais para a extradição, analisando a documentação e a condenação pelo crime de invasão de dispositivo eletrônico.
Zambelli foi condenada em maio deste ano a dez anos de prisão por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em ação realizada junto ao hacker Walter Delgatti.
Caso o tribunal italiano aceite a extradição, o processo será encaminhado novamente ao Ministério do Interior, que informará a decisão à Embaixada do Brasil na Itália. Se autorizada, a extradição entra na fase logística, com o retorno da parlamentar ao Brasil.
A situação de Carla Zambelli segue em análise pelas autoridades italianas, enquanto sua condição de saúde e os desdobramentos jurídicos continuam a atrair atenção internacional.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: CNN – BrasilImagem: Lula Marques/ Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional