O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, deve comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS na tarde desta segunda-feira (15), conforme anunciou o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG). A informação foi confirmada no domingo (14) após contato direto entre o parlamentar e o advogado de defesa do investigado, Cléber Lopes.
Careca do INSS foi preso pela Polícia Federal na última sexta-feira (12) por suposta participação em um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões de segurados do INSS. Segundo o senador Viana, o empresário manifestou intenção de colaborar voluntariamente com as investigações, apresentando sua versão dos fatos.
A ida do investigado à CPMI foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que facultou a presença dos investigados mediante condições de segurança e logística. Um esquema de escolta da Superintendência da Polícia Federal foi montado para garantir o deslocamento do empresário até o Congresso Nacional, onde ele será entregue à custódia da polícia legislativa para prestar depoimento.
A CPMI também aguarda o depoimento de Maurício Camisotti, preso na mesma operação e com audiência marcada para quinta-feira (18). De acordo com o Ministério da Previdência Social, cerca de R$ 1,29 bilhão já foi devolvido a aposentados e pensionistas prejudicados pelo esquema de descontos indevidos.
Da Redação Com informações da Agência Brasil.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
