O Departamento de Cultura em parceria com a Paróquia de São Tomé das Letras e com o apoio da comunidade local lançou uma campanha oferecendo a recompensa de R$ 14 mil para quem fornecer informações que levem à recuperação da imagem de São Tomé, padroeiro do município, desaparecida há mais de três décadas.
A imagem, com quase um metro de altura, foi furtada da Igreja Matriz em 29 de março de 1991, e desde então nunca mais foi localizada. O caso se tornou um dos maiores mistérios da história da cidade, marcada pela religiosidade e pelas lendas que envolvem a figura do santo.
A campanha foi lançada em conjunto pelo Departamento de Cultura e a Paróquia de São Tomé das Letras, com apoio da população. Segundo Edson Pereira de Oliveira, chefe do departamento de cultura, a imagem representa um símbolo profundo da identidade local:
“O nosso povo até hoje chora a perca dessa imagem tão preciosa que foi a imagem que deu origem à lenda, a história da nossa cidade de São Tomé”.
O pároco Padre Robson Leite destacou a importância do apoio da comunidade e da administração municipal na mobilização. A campanha teve início com uma doação de R$ 10 mil e rapidamente alcançou os R$ 14 mil com contribuições de moradores que acreditam no reaparecimento da imagem.
Quem tiver informações pode entrar em contato com os seguintes órgãos:
- Paróquia de São Tomé das Letras – Instagram: @paroquiasaotomestl
- Polícia Militar de Minas Gerais: 190
- Ministério Público de Minas Gerais: (31) 3250-4620
- IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: (21) 2262-1971
- IEPHA/MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais: (31) 3235-2812 / 2813
A cidade mantém viva a esperança de que a relíquia sacra volte ao seu lugar de origem, resgatando parte importante de sua memória e identidade cultural.
Por Leonardo Souza
Com as informações e foto: Prefeitura de São Tomé das Letras
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
