A Prefeitura de Cambuquira deu um passo fundamental para o planejamento de seu futuro ao realizar a 1ª Oficina Participativa para a revisão do Plano Diretor Municipal. O evento, considerado um momento histórico, marca o início do primeiro processo de atualização do principal instrumento de planejamento urbano da cidade desde 1995, quase três décadas após sua versão original.
O encontro reuniu gestores públicos e cidadãos com o objetivo de iniciar um novo ciclo de escuta e participação popular. O Plano Diretor é a ferramenta legal que orienta o desenvolvimento e a expansão do município, definindo as diretrizes para o crescimento dos bairros, a localização de novas construções como residências, comércios e escolas, e a preservação de áreas verdes. Sua revisão é essencial para garantir que a cidade cresça de forma justa, sustentável e organizada.
Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias, identificar os principais desafios urbanos e territoriais de Cambuquira e propor soluções. A discussão buscou alinhar o desenvolvimento da cidade com as necessidades e prioridades de quem vive nela diariamente, tornando o processo de planejamento mais democrático e representativo.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em construir, de forma colaborativa, uma cidade mais inclusiva e preparada para os desafios futuros. Ao abrir o diálogo com a sociedade, a prefeitura busca garantir que o novo Plano Diretor reflita os anseios da população e sirva como um guia eficaz para transformar Cambuquira em um lugar cada vez melhor para se viver.

Da Redação do Jornal Panorama, com informações da Prefeitura de Cambuquira
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
