Na segunda-feira, 19 de maio, a Câmara Municipal de Aiuruoca realizou sua 8ª reunião ordinária. Com a presença de todos os vereadores, a sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Romeu Rosa Maciel.
A reunião teve início com a leitura da ata da sessão anterior, que foi discutida e aprovada por unanimidade. Em seguida, foram lidas e votadas as moções nº 08, 09, 10, 11 e 12 de 2025. Entre elas, destacaram-se quatro moções de pesar pelos falecimentos de Iracema Diniz de Siqueira Santos (nº 08), Ana Augusta Maciel (nº 09), Marcos Alexandre Alves de Andrade (nº 10) e José Rosa Maciel (nº 12). Também foi aprovada a moção de aplausos nº 11, em reconhecimento à cidadã Sâmia Aparecida Maciel Assis. Todas as moções foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores.
Durante a reunião, o presidente Romeu Rosa Maciel comunicou que se afastará temporariamente da presidência da Câmara para tratar de assuntos pessoais. Nesse período, a vereadora Marineide Siqueira Arnaut assumirá a presidência interina da Casa.
Outro ponto importante da pauta foi a discussão e votação, em primeiro turno, do Projeto de Lei nº 05/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo exercício. Após a leitura dos pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Organização dos Poderes e Serviços Públicos e Administração Municipal; Orçamento, Finanças, Tributação e Ordem Econômica e Social, o projeto foi aprovado também por unanimidade.
A palavra foi aberta ao público presente, aos homenageados e aos vereadores que quiseram se manifestar sobre as moções. Encerradas as discussões, a sessão foi finalizada.
Por Juliana Carvalho
Com informações e foto: Câmara de Aiuruoca