A Câmara Municipal de Ouro Branco deu início, no dia 1º de julho, a uma nova edição da Câmara Mirim, programa que retorna à Casa Legislativa após 15 anos de hiato. Com a participação de estudantes do Ensino Fundamental II, o projeto busca formar cidadãos mais conscientes, críticos e engajados com a realidade política e social do município.
Nesta edição, 10 vereadores mirins foram eleitos diretamente nas escolas da cidade, com o apoio das direções escolares e equipes da Câmara. As eleições aconteceram nas unidades que ofertam o Ensino Fundamental II (do 5º ao 9º ano), envolvendo alunos e comunidade escolar no processo democrático.
Confira os novos vereadores mirins e suas respectivas escolas:
- Ana Carolina Gonçalves Vieira – E.M. Oswaldo Cruz
- Arthur Philipe Nascimento Dantas – C.M. Pio XII
- Isabel Tiemann dos Santos – C.M. João XXIII
- Kaio Alexandre Silva – E.M. Livremente
- Kaleb Rosa Soares – E.E. Levindo Costa Carvalho
- Miguel Henrique da Silva – E.E. Cônego Luiz Vieira da Silva
- Miguel Luis Goldar – E.M. Nossa Senhora do Carmo
- Sofia Batista Azevedo – E.M. Raimundo Campos
- Vinicius dos Santos Rodrigues – Colégio Arquidiocesano
Criado originalmente em 2005, o programa Câmara Mirim foi reformulado por meio de um novo Projeto de Resolução apresentado pela atual Mesa Diretora da Casa. A atualização foi necessária para adequar o projeto à realidade educacional e institucional atual.
Durante o mandato, os vereadores mirins poderão debater temas relevantes, apresentar projetos, fazer discursos e votar propostas seguindo o mesmo formato das reuniões ordinárias da Câmara. A intenção é promover o protagonismo juvenil e preparar os estudantes para uma atuação mais ativa na vida pública.
O retorno da Câmara Mirim reforça o compromisso da Casa com a educação cidadã e o fortalecimento da democracia entre as novas gerações.
Fonte e foto: Câmara de Ouro Branco
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
Insta: Ouro Branco/ Câmara Mirim retorna a Ouro Branco com 10 vereadores mirins eleitos nas escolas
Descrição: A Câmara Municipal de Ouro Branco deu início, no dia 1º de julho, a uma nova edição da Câmara Mirim, programa que retorna à Casa Legislativa após 15 anos de hiato. Com a participação de estudantes do Ensino Fundamental II, o projeto busca formar cidadãos mais conscientes, críticos e engajados com a realidade política e social do município.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional