“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No último dia 18 de março, a Câmara Municipal de Cristina realizou a sua 67ª reunião ordinária, no plenário do Legislativo. A sessão foi presidida pelo vereador Juninho Reis e contou com a presença de todos os vereadores.

Ao início da sessão foi lida, discutida e votada a ata da última reunião ordinária, que foi aprovada por unanimidade. Logo após, passou-se a leitura dos requerimentos e indicações feitos pelos edis cristinenses. O primeiro requerimento apresentado foi o de número 06/2024, que solicita a cópia da ata da reunião da Coordenadoria da Defesa Civil realizada no dia 12 de fevereiro de 2022, que foi aprovado por todos. Outro requerimento apresentado foi o de número 07/2024, que pediu cópia do contrato nº 140/2022 para qual houve o aditivo 02/2023, informações referentes ao número de pessoas atendidas pelo contratado, relação de nome das pessoas atendidas bem como informação referente ao período da realização dos atendimentos, que também foi aprovado por unanimidade.

Já na parte dedicada a apresentação das indicações, a primeira a ser lida foi a de número 26/2024, endereçada ao DER-MG, que pede instalação de redutor de velocidade no bairro Lambari, próximo ao local onde foi realizada reforma da cabeça de ponte pelo departamento, uma vez que se trata de ponto de ônibus escolar, frequentado por crianças, sendo indispensável tal medida de aumento de segurança. Logo após foi apresentada a indicação 27/2024, que pede reforma do telhado e manutenção da água no postinho do bairro água Limpa, uma vez que o médico não tem ido atender há dois meses por conta desse problema. Na indicação 28/2024, é solicitada reforma do postinho do bairro Pinhal, que está sujo e sem manutenção, comprometendo o atendimento.

Outra indicação apresentada foi a de nº 29/2024, que pede limpeza de espaço perto da quadra do bairro São José (quadra ao lado da casa do Jean Carlos). Já na indicação 31/2024, o pedido é para que sejam instalados pontos de iluminação na Travessa Professora Ruth Moura Faria e na Rua Maria Virgínia de Jesus, a pedido dos moradores. A indicação nº 32/2024 pede que, ao invés de entrada franca durante a Expo Cristina, seja solicitada doação ao Recanto Santo Antônio de alimentos não-perecíveis e fraldas para adultos. Na indicação 30/2024, é feito um pedido de ajuda de transporte para tratamento de fisioterapia para Francisca da Cruz da Silva, moradora do bairro Água Limpa. E na indicação nº 33/2024 foi solicitado a realização de obras para melhorar trecho de acesso ao bairro Água Limpa. Todas as indicações, inclusive as verbais, foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores.

Durante a reunião também foram apresentadas as moções propostas pelos edis. A moção de     Congratulação 21/2024 foi destinada às servidoras da Casa em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Houve ainda moções de Pesar pelo falecimento de personalidades cristinenses, como Rosa Faria, José Victor Pereira, Corali Fernandes e Ricardo Luiz Honório da Silva, todas aprovadas por unanimidade presente.

Na Ordem do Dia, foi dado entrada a projetos que tramitarão na Casa Legislativa. O primeiro foi o Projeto de Lei 11/2024, de autoria do Legislativo, que institui, no âmbito do município de Cristina, o Dia Municipal de Conscientização e Desenvolvimento de Ações Públicas e Sociais Voltadas à Síndrome de Down a ser comemorado no dia 21 de março, o Projeto de Lei 12/2024, de autoria do Executivo, que dispõe sobre alteração de Lei 2129/2017 na forma que especifica, e Projeto de Lei 13/2024, também de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação de mais duas vagas para o cargo efetivo de técnico de enfermagem para o cargo de servidores efetivos da prefeitura e extinção de três vagas para o cargo de auxiliar de enfermagem do quadro de servidores efetivos da Prefeitura de Cristina. Cada vereador recebeu uma cópia dos projetos, que também foram encaminhados às comissões pertinentes.

Durante a sessão, houve ainda a votação de projetos em tramitação na Casa. O primeiro a ser apresentado foi o Projeto de Lei 08/2024, de autoria do Executivo, que dispõe sobre aumento do valor de contribuição ao Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira e altera a Lei 2290/2023, com o novo valor de R$ 20.400,00. A matéria obteve parecer favorável das comissões de Constituição, Legislação e Redação e de Análise de Mérito. Em primeira discussão e votação, o projeto foi aprovado por unanimidade. Após pedido de dispensa de interstício, o projeto foi para segunda votação e, novamente, foi aprovado por todos.

Também foi colocado em votação o Projeto de Lei 10/2024, que dispõe sobre alteração da Lei 2290/2023 para acrescentar subvenção social à APAE de Cristina na área de Assistência Social, no valor de R$ 205.000,00. A matéria recebeu parecer favorável das comissões de Constituição, Legislação e Redação e de Análise de Mérito e foi aprovado em primeira discussão e votação por todos. O projeto foi colocado em segunda votação após pedido de interstício, sendo aprovado por unanimidade.

Não havendo mais nada a tratar, o presidente encerrou a sessão.

Foto: reprodução/ Câmara de Cristina