Um novo estudo reforça a ideia de que o café pode ser um aliado da saúde — desde que consumido sem açúcar e sem aditivos como creme ou leite. Publicada na revista científica The Journal of Nutrition, a pesquisa analisou dados de mais de 46 mil adultos nos Estados Unidos e concluiu que o consumo regular de café preto está associado a um menor risco de morte por doenças cardiovasculares e por outras causas.
Os pesquisadores observaram que uma a duas xícaras de café com cafeína por dia foram suficientes para reduzir em até 14% o risco de mortalidade geral, quando comparado a pessoas que não consomem a bebida. O benefício, no entanto, desaparece quando o café vem acompanhado de grandes quantidades de açúcar ou gordura saturada.
“O café é uma das bebidas mais consumidas globalmente. Com tanta gente incluindo-o na rotina, é essencial entendermos como ele pode impactar a saúde”, explica a pesquisadora Fang Fang Zhang, que coordenou o estudo.
Segundo os dados, o café descafeinado também mostrou algum benefício, mas o café com cafeína se destacou nos resultados. Já o consumo de três ou mais xícaras por dia não trouxe vantagens adicionais, e os efeitos protetores sobre o coração diminuíram.
A pesquisa foi conduzida com base nos dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES), nos Estados Unidos, entre 1999 e 2018, e cruzada com registros de mortalidade oficial do país.
De acordo com Bingjie Zhou, autora principal da publicação, o trabalho é um dos primeiros a analisar de forma específica o impacto dos ingredientes adicionados ao café na saúde dos consumidores. “Nossos achados estão alinhados com as recomendações que sugerem moderação no consumo de açúcar e gordura saturada”, pontua.
Os cientistas destacam que, apesar dos resultados animadores, o estudo tem limitações, já que os dados alimentares foram auto-relatados pelos participantes. Mais pesquisas são necessárias para comprovar e aprofundar essas descobertas. Ainda assim, o recado é claro: para quem busca uma dose de saúde e longevidade, o melhor café continua sendo o preto e sem açúcar.
Com informações da CNN / Foto: Freepik
Insta: Brasil/ Café puro pode aumentar a longevidade e proteger o coração, aponta pesquisa
Descrição: Um novo estudo reforça a ideia de que o café pode ser um aliado da saúde — desde que consumido sem açúcar e sem aditivos como creme ou leite. Publicada na revista científica The Journal of Nutrition, a pesquisa analisou dados de mais de 46 mil adultos nos Estados Unidos e concluiu que o consumo regular de café preto está associado a um menor risco de morte por doenças cardiovasculares e por outras causas.
.
.
.
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional