Com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições públicas, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, na manhã de quarta-feira (4), em sua sede em Brasília, a cerimônia que marcou o início das atividades do Programa Arroz da Gente. Estiveram presentes o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o presidente da Conab, Edegar Pretto, além de representantes da Embrapa, Banco do Brasil, BNDES, IFRN, Fundação Banco do Brasil, movimentos sociais e outros órgãos.
A primeira etapa do programa contará com um aporte de R$ 17 milhões, voltado para assistência técnica e aquisição de colheitadeiras de pequeno porte. Na fase de expansão, o projeto prevê o fortalecimento da produção com acesso a crédito rural, incentivo à organização produtiva, promoção da troca e multiplicação de sementes, apoio à comercialização e aquisição de estruturas para armazenagem e beneficiamento.
Durante o evento, foram formalizados protocolos de intenção e termos de cooperação entre a Conab e instituições parceiras. O Banco do Brasil garantirá crédito através das linhas do Pronaf; a Embrapa irá conduzir atividades de capacitação e pesquisa, além de facilitar o acesso ao banco de germoplasma do arroz e atualizar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Já o Instituto Federal do Rio Grande do Norte será responsável por contratar e capacitar agentes que atuarão em campo, bem como desenvolver sistemas para acompanhamento das ações e do uso das máquinas.
O ato também integrou a programação da primeira formação dos profissionais selecionados para atuar em dez territórios de quatro estados: Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. Esses técnicos iniciaram a capacitação no dia 2 de junho, com encerramento previsto para esta sexta-feira (6). Posteriormente, ocorrerão outras duas etapas: de 9 a 13 de junho com os agentes do Nordeste, e de 23 a 27 de junho com os representantes do Acre, Rondônia, Roraima e Pará. As formações têm como objetivo qualificar os técnicos para elaborar diagnósticos territoriais e implementar as ações do programa localmente.
Na solenidade, foram entregues tablets para os agentes, equipados com um software desenvolvido especialmente para o programa, destinado à coleta e sistematização de dados de campo. O presidente da Conab, Edegar Pretto, ressaltou a reconstrução institucional da empresa e o papel do Estado no equilíbrio do abastecimento. “A Conab estava ameaçada de extinção. Mas hoje estamos aqui, com parcerias firmadas, equipamentos entregues e técnicos formados, para iniciar um programa que já nasce grande. Vamos garantir que 100% da produção do Arroz da Gente seja comprada e distribuída a quem mais precisa”, afirmou.
Silvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, destacou que a iniciativa promove a biodiversidade e a valorização de sementes crioulas, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a produção de arroz havia sido abandonada. O Ministro Paulo Teixeira relembrou que a proposta surgiu a partir do aumento dos preços do arroz em 2023, quando um pacote de 5 kg chegou a custar R$ 32. Segundo ele, ações como o contrato de opção da Conab e a inclusão do Arroz da Gente no Plano Safra contribuíram para a redução de preços e ampliação da oferta.
Instituído no fim de 2023 e incluído no Plano Safra da Agricultura Familiar em julho de 2024, o Programa Arroz da Gente busca fomentar a produção de arroz por famílias agricultoras e grupos tradicionais que já realizam esse cultivo em alguma escala. O programa promove assistência técnica contínua, estimula a comercialização e visa resgatar variedades nativas, ampliando a diversidade genética e fortalecendo a segurança alimentar no país.
Por Eduardo Souza
Com informações: Conab
Imagem: FreePik/Imagem Ilustrativa
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional