Ao longo de 2024, o Brasil alcançou 346,9 milhões de acessos nos principais serviços de telecomunicações, incluindo telefonia móvel e fixa, banda larga fixa e TV por assinatura, conforme relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na segunda-feira, 19 de maio. O número representa um avanço de 1,38% em comparação com o ano anterior, refletindo a expansão da conectividade no país.
A banda larga fixa foi o segmento com maior crescimento, registrando alta de 6,9%, seguida pela telefonia móvel, que teve um aumento de 2,8%. No total, a banda larga móvel atingiu 243,7 milhões de acessos, com predominância da tecnologia 4G (76,5%), seguida pelo 5G (16,4%) e 3G (7,1%). O relatório também revela que o acesso à internet chegou a 84,46% da população brasileira. A Anatel destaca entre suas ações a autorização para a instalação do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz em todos os 5.570 municípios e a realização do primeiro leilão reverso para ampliar a cobertura móvel em áreas carentes.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, atribuiu os avanços aos programas federais que buscam ampliar a infraestrutura digital, como o Norte e Nordeste Conectado. Já o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou a instalação de quase 30 mil Estações Rádio Base (ERBs) em 748 municípios, superando a meta de densidade de antenas prevista para julho de 2025. Com isso, mais de 34 milhões de usuários já podem acessar a rede 5G no país, consolidando os esforços para garantir conectividade de qualidade em escala nacional.
Por Eduardo Souza
Com informações e foto: Agência Gov