Um novo grupo de 120 brasileiros em situação de vulnerabilidade que estavam nos Estados Unidos chegou ao Brasil na manhã deste sábado (21). O voo de repatriação, organizado pelo Governo Federal, pousou por volta das 8h no Aeroporto Internacional de Fortaleza. A ação integra o programa de retorno humanitário coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Na chegada, os repatriados foram recebidos por uma estrutura de acolhimento humanizado montada pelo governo, que incluiu a oferta de alimentação, kits de higiene pessoal, apoio psicossocial e organização de transporte terrestre para o retorno seguro às suas cidades de origem.
Segundo o MDHC, também são feitos encaminhamentos para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Para casos que demandam atenção especializada, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e idosos, o próprio MDHC coordena os atendimentos específicos para garantir a proteção dos direitos humanos.
Com esta nova chegada, o Brasil contabiliza 892 repatriados desde fevereiro deste ano, em operações voltadas ao retorno seguro de cidadãos brasileiros em condições de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos. As ações têm sido intensificadas diante do aumento da migração irregular e das dificuldades enfrentadas por muitos brasileiros em solo estrangeiro.
Por Redação do Jornal Panorama
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Governo do Ceará / Arquivo
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional