O dia 6 de agosto é mais que especial para os bonfinopolitanos, pois é a data em que se celebra Nosso Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade. Em 1º de março de 1963, quando o município foi criado oficialmente, ele foi nomeado em homenagem ao padroeiro.
A Igreja Matriz Senhor do Bonfim, dentro dos modelos tradicionais da região, ficou concluída em novembro de 1935, quando os responsáveis transportaram as imagens para o referido templo. Enquanto capela-filial, durante muitos anos pertenceu à paróquia de Paracatu.
A criação da paróquia de Nosso Senhor do Bonfim de Bonfinópolis de Minas, por ato oficial, se deu em 25 de janeiro de 1963, através de decreto de D. Raimundo Lui, Bispo Diocesano de Paracatu, provisionando como vigário Frei Humberto.
Na comunidade é realizada a tradicional Festa do Senhor do Bonfim, em homenagem ao padroeiro do município, com novenas, missas, barraquinhas, leilões e apresentações culturais que envolvem os fiéis nos preparativos e nas festividades que ocorrem de 28 de julho a 6 de agosto.
Por Juliana Carvalho
Com informações e foto: Prefeitura de Bonfinópolis de Minas
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional