A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos foram encaminhados pelo Ministério da Saúde e entregues oficialmente pelo prefeito Álvaro Damião, que celebrou a renovação da frota e o avanço na qualidade do serviço prestado à população.
“Isso é um hospital transitando pelas ruas de Belo Horizonte. A renovação da frota é uma forma de melhorar a qualidade do atendimento para quem precisa e também para quem trabalha nessas unidades. A gente consegue agora fazer esse atendimento de forma mais moderna”, afirmou o prefeito.
As novas ambulâncias atuarão como Unidades de Suporte Avançado (USA), verdadeiras UTIs móveis, e estão equipadas com tecnologia de ponta, como aspirador portátil de secreções, oxímetro, ventilador artificial eletrônico, monitor cardioversor e desfibrilador e bomba de infusão de seringas.
Esses equipamentos permitem a estabilização de pacientes em estado crítico até a chegada ao hospital, oferecendo mais segurança e eficácia no atendimento de urgência.
Renovação da frota e cobertura regional
Com as novas viaturas, Belo Horizonte passa a contar com 28 ambulâncias, sendo 22 Unidades de Suporte Básico (USBs) e 6 Unidades de Suporte Avançado (USAs).
Em fevereiro, a capital mineira já havia recebido outras duas USBs, totalizando sete novos veículos neste ano. O prefeito também informou que já negocia com o Governo Federal a renovação completa da frota do SAMU-BH.
Além de atender à capital, o SAMU-BH realiza a regulação do atendimento de urgência em outras 22 cidades da região metropolitana, incluindo Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Confins, Itabirito, Mariana e Ribeirão das Neves. Cada município, no entanto, é responsável pela gestão da própria frota.
Por Leonardo Souza
Com as informações: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Júnia Garrido / PBH
