No sábado, 16 de agosto, Belo Horizonte será palco da 29ª edição do projeto Expedições do Patrimônio, que promove uma imersão na arquitetura e na história da cidade. A atividade acontecerá das 13h às 16h na Casa Rosada Gasmig Minas, um importante exemplo da arquitetura eclética com influência neoclássica, localizada na Rua da Bahia. A coordenadora do Educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, Patrícia Urias, mediará o encontro, que contará com a presença do arquiteto e urbanista Ulisses Morato. Ele abordará a história, o estilo arquitetônico e a relevância cultural deste casarão histórico.
Destinada a estudantes de graduação, professores, gestores educacionais e demais interessados, a atividade oferece uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento sobre o patrimônio cultural de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do Portal PBH, com vagas limitadas. A Casa Rosada, projetada em 1929 pelo arquiteto Luiz Signorelli, é conhecida por sua coloração rosada e ornamentos que evocam rosas, representando um marco da primeira fase de ocupação da região.
Tombada pelo Patrimônio Municipal em 2002, a Casa Rosada passou por um processo de restauração integral entre 2018 e 2020, com projeto aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município. O projeto Expedições do Patrimônio, desenvolvido desde 2019, busca proporcionar experiências formativas que aprofundem o conhecimento sobre os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural da capital mineira. Com diversas temáticas abordadas ao longo das edições, o projeto se destaca como uma importante iniciativa para a valorização da história e cultura de Belo Horizonte.
Da redação do Jornal Panorama com informações e foto da Prefeitura de Belo Horizonte
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional