Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de Belo Horizonte, em colaboração com a Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas (CADDA), realizará, no domingo, 7 de abril, o Movimento BH Mais Feliz. O evento ocorrerá na Praça da Assembleia, com início às 9h e término às 14h.
A iniciativa, organizada com o apoio da Subsecretaria de Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência, tem como objetivo principal promover ações de conscientização e inclusão. Entre as atividades programadas, destaca-se a divulgação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), um serviço oferecido na Rede Municipal de Ensino que visa garantir o acesso inclusivo ao aprendizado por meio de materiais e recursos pedagógicos.
O evento também oferecerá opções de lazer para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus amigos e familiares, incluindo acesso gratuito a brinquedos adaptados para pessoas com deficiência. A programação cultural contará com apresentações musicais de Ed Blue Angels e sua Banda Ultrapassagem Proibida, além do Coral Bora Cantar, formado por mães de pessoas com TEA. A organização do evento incentiva a participação em um lanche coletivo e em ações intersetoriais.
Lançamento de Cartilha Informativa
Durante o Movimento BH Mais Feliz, a Secretaria Municipal de Saúde lançará uma cartilha informativa desenvolvida para orientar pessoas com TEA e seus familiares. O documento contém informações sobre os direitos dessas pessoas e os fluxos de atendimento nas unidades da rede SUS-BH.
A cartilha tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços gratuitos oferecidos na capital e garantir que todas as pessoas com TEA e seus familiares recebam o suporte necessário. Atualmente, a assistência é oferecida em todos os pontos da rede pública de saúde, com atendimentos iniciados nos 153 centros de saúde. O cuidado é realizado de forma integral e individualizada, por meio de projetos terapêuticos articulados com as políticas de educação, assistência social, esportes e lazer.
O atendimento a pessoas com TEA em Belo Horizonte também é realizado nos Centros de Referência em Reabilitação (CREABs), que oferecem reabilitação física, visual, auditiva e intelectual. Para ter acesso aos serviços dessas unidades, os usuários devem ser encaminhados pelo centro de saúde de referência.
Programas de Inclusão e Apoio
O Programa Superar, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, oferecerá informações sobre suas atividades, que atendem cerca de mil alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo. Os interessados poderão procurar os pontos de ativação do programa durante o evento BH Mais Feliz. O Superar oferece diversas modalidades esportivas, como iniciação esportiva, atletismo, basquetebol, bocha, dança, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol, patinação, funcional e percussão.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE) divulgará o Projeto Mercado Trabalho Inclusivo (PROMETI), coordenado pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego. O PROMETI tem como objetivo acolher pessoas com deficiência excluídas social, racial e economicamente, oferecendo oportunidades de inserção no mercado de trabalho. O projeto atua em duas frentes: atendimento aos usuários com deficiência e atendimento às empresas que precisam cumprir a legislação pertinente (Lei nº 8.213/91). O atendimento do PROMETI é realizado nas unidades do BH Resolve e do SINE Barreiro.
Participam desta edição do Movimento BH Mais Feliz diversas entidades, como CADDA-MG, AsaTea-MG, Galeria Aut, Mães Unidas pelos Autistas, AMA, AMAE-MG, ABE, Fundação Dom Bosco, Rotary Club, OAB-MG, Ministério Público de MG e Defensoria Pública de MG.
Por Eduardo Souza
Com Informações: Prefeitura de Belo Horizonte