A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, cumpre nesta terça-feira (12), em Belém, uma série de compromissos oficiais na COP30, que incluem painéis e encontros de alto nível sobre clima, biodiversidade, restauração e transição energética. As atividades acontecem ao longo do dia na Zona Azul, principal área de debates e eventos da conferência.
A programação começa às 9h, com o painel “Paisagens sinérgicas para avançar soluções — um pacto pela integração entre as convenções do Rio”, no Pavilhão Florestas. Às 10h50, a ministra participa do Painel de Alto Nível de Lideranças, no Pavilhão das Crianças e Juventudes, seguido, às 11h15, do debate “A implementação do Compromisso pelo Federalismo Climático no Brasil”, no Auditório Sumaúma, do Pavilhão Brasil.
No período da tarde, Marina Silva participa, às 14h, de painel no Pavilhão Temático da Presidência da COP — Arco da Restauração, e às 15h, do debate “Desafios para a implementação do Parágrafo 28 do GST: Iniciativas para a transição para longe dos combustíveis fósseis”, no Auditório Cumaru, também no Pavilhão Brasil.
Encerrando a agenda, às 17h, ocorre a inauguração do Pavilhão do Balanço Ético Global (Global Ethical Stocktake – GES), espaço que marca uma das principais iniciativas da COP30, liderada pelo governo brasileiro e pela ONU, voltada à reflexão ética sobre os avanços e desafios da ação climática global.
Da Redação
Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
