A cidade de Belo Horizonte será palco de um encontro inédito entre expressões corporais de origens distintas, por meio da parceria entre a Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA) e a Cia Favelinha, coletivo ligado ao Centro Cultural Lá da Favelinha. A iniciativa, que faz parte do workshop-espetáculo Sobre Tons na Dança, será apresentada nos dias 9 e 10 de julho, às 15h, no Teatro João Ceschiatti, localizado no Palácio das Artes. A proposta é gratuita e voltada a jovens da rede pública a partir dos 14 anos, além de aberta a interessados em geral.
A ação integra uma residência artística que teve início na segunda-feira, dia 7 de julho, reunindo os dois grupos em um processo colaborativo de criação. O objetivo é promover uma experiência artística que una a técnica do balé contemporâneo à energia urbana do funk e do passinho, ampliando os horizontes estéticos e sociais da dança. O resultado da imersão será compartilhado com o público em formato de espetáculo e seguido por uma roda de conversa mediada por um integrante da Cia Favelinha, abrindo espaço para diálogo e reflexão.
Para Sônia Pedroso, diretora da Cia de Dança Palácio das Artes, a iniciativa representa uma oportunidade de troca e reconhecimento de novas narrativas. Segundo ela, a colaboração com a Cia Favelinha é um importante gesto de escuta e valorização das juventudes negras e periféricas. Já a dançarina e coreógrafa Negona Dance, da Cia Favelinha, destacou que o projeto simboliza o encontro entre a “quebrada” e o universo clássico da dança, promovendo identificação e pertencimento entre jovens que raramente se veem representados nos palcos tradicionais.
Composta por sete intérpretes-criadores, a Cia Favelinha atua desde 2015 levando o funk e o passinho às periferias e a palcos nacionais e internacionais, incluindo apresentações no Reino Unido, na França e em festivais como Sarará e Breve, ao lado de artistas como Liniker e Karol Conká. A CDPA, fundada em 1971, é uma das companhias de dança mais respeitadas do país, com 18 bailarinos e trajetória consolidada no repertório contemporâneo e em produções operísticas. O workshop faz parte do programa Sobre Tons, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais voltada à valorização da cultura negra e ao combate ao racismo. A realização envolve o Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado (FCS) e diversos patrocinadores do setor privado.
Da redação do Jornal Panorama
Com informações: Agência Minas
Imagem: Guto Muniz / FIT Foto Pafyeze
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 Anos de Jornalismo Ético e Profissional